Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio
O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos! Porque Janeiro Branco? Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.
Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
Por isso: nesta nova tela em branco que lhe foi dada, permita viver todas as suas fases, permita ser você, não deixe que o medo te paralise a ponto de sabotar seus objetivos, acredite em você, permita viver novas experiências, se jogue nas cores da vida e seja o autor da sua própria história.
Neste ano, espero que a sua capacidade de evoluir esteja aflorada e para isso…
Escolha tentar do que desistir;
Escolha aprender do que retroceder;
Escolha ser você do que se esconder;
Escolha crescer do que se perder;
Escolha amar do que odiar;
Escolha perdoar do que se afogar;
Escolha viver, mas com qualidade de vida para florescer…
A vida é uma tela em branco, cada um pinta como desejar, mas a decisão de colorir só depende de você, então aproveite bem essa oportunidade e faça dela uma linda obra de arte, afinal o artista é você, está em suas mãos o poder de recomeçar e decidir que cor gostaria de pintar sem medo de arriscar.
2023 é o ano do equilíbrio! A nossa vida é sempre cerceada de muitas oscilações, a todo tempo precisamos nos adaptar a novas mudanças, e isso é perfeitamente normal, nós sempre estamos nos equilibrando nesta corda bamba chamada “vida”.
Por isso é importante que possamos estar sempre em contato com pessoas que amamos, cuidar de nós mesmos, nos colocar sempre como prioridade, cuidar dos nossos pensamentos e da qualidade deles, cuidar da nossa espiritualidade, estar em contato com algo maior que nós mesmos, não se esqueça: “a sua vida é a única empresa que não pode ir à falência”, se cuide!
Que seja um ano letivo repleto de conquistas!
Equipe Psicossocial:
Psicóloga Gleice Arruda (COGEP)
Psicóloga Daiane Evangelista (COPED)
Assistente social Flávio Ramos (COPED)